Formação do Religioso Irmão

A formação à vida de Irmão Lassalista é um processo, um caminho, um itinerário que inicia no despertar da vocação e que se estende por toda a vida. Ela visa formar homens consagrados a Deus que assumem, a exemplo de São João Batista de La Salle e dos primeiros Irmãos, o ministério apostólico da educação humana e cristã, especialmente dos pobres, num itinerário de vida fraterna em comunidade; de vivência da fé em Cristo Ressuscitado e de zelo ardente com os que nos são confiados.
 
O jovem que sentir-se chamado a ser Irmão deverá internalizar, ao longo de vários anos de formação, um estilo de vida profundamente marcado pelo seguimento de Jesus Cristo e seu Projeto, vivenciando a vocação como uma resposta ao Deus que ama, chama e envia, assumindo as características e atitudes próprias dos "discípulos" de São João Batista de La Salle.
 
O itinerário formativo lassalista básico para quem deseja ser Irmão de La Salle está organizado em diferentes trajetos: Aspirantado, Pré-postulantado, Postulantado, Pré-Noviciado e Noviciado. Cada trajeto conta com uam matriz onde estão descritas as competências, as habilidades, as atitudes, os valores, os procedimentos e as metodologias. O objetivo dos três primeiros trajetos é o conhecimento do carisma e o discernimento vocacional em vista de uma resposta livre e madura do jovem à Vida Religiosa como Irmão. Já, no Noviciado, o jovem é convidado a fazer uma profunda experiência de Deus e de Comunidade, confirmando sua resposta ao amor e Plano de Deus para sua vida. Após estes trajetos formativos, o jovem realiza sua Profissão Religiosa Lassalista, tornando-se Irmão e assumindo a missão que lhe é confiada por Deus em uma das Obras Educativas da Província. Nos seus três primeiros anos de Consagrado, o Jovem Irmão continua sua formação no trajeto do Escolasticado, configurando o itinerário de Irmão Religioso Educador.

Etapas de Formação para a Vida Religiosa

Para tornar-se Irmão, há passos vocacionais a serem trilhados e compromissos a serem assumidos e vivenciados de forma gradual e progressiva. Confira:

  • Aspirantado

    O Aspirantado é o trajeto da formação inicial que oportuniza ao jovem as condições básicas de discernimento vocacional. Atende jovens com idade entre 15 e 18 anos que desejam realizar uma experiência vocacional da vida de Irmão Lassalista.  Esse trajeto ocorre nas cidades de São Miguel do Oeste/SC e Zé Doca/MA.

    Sobre o itinerário:
    O Itinerário Formativo do Aspirantado é previsto dentro da Matriz de Formação do Irmão, com duração de 1 a 2 anos, dependendo do nível de escolaridade em que se encontra o jovem. A partir do estudo sobre a Matriz de Formação, o grupo vai se estruturando com seu Itinerário Comunitário e Pessoal os quais norteadores para a caminhada do Aspirantado. Durante esse período são propostas algumas atividades que ajudarão o candidato a desenvolver suas habilidades e competências, afim de darem continuidade ao seu discernimento vocacional, como: a inserção em grupo; as relações interpessoais; o conhecimento da história familiar; a visão mais abrangente da Vida de São João Batista de La Salle; a missão dos Irmãos e a iniciação à Vida Cristã.

    Aspirantado
    Aspirantado La Salle Zé Doca

    Endereço:
    Rua Santa Rita, 502 – Bairro: São Francisco – Zé Doca/MA.

    Aspirantado
    Aspirantado La Salle São Miguel do Oeste

    Endereço:
    Rua La Salle, 1557 – Bairro: Centro – São Miguel do Oeste/SC

    Telefone:
    (49) 3622.0382

  • Postulantado

    O Postulantado propicia ao Jovem Formando meios para continuar o processo de maturação pessoal e de apofundamento da fé; oportuniza o discernimento da autencidade de sua vocação à vida de Irmão; ajuda o jovem a amadurecer sua decisão de ingressar no Pré-Noviciado; aprofunda a prática da atividade educativa; oportuniza uma primeira experiência de vida consagrada, comunitária e apostólica no Instituto. Esse trajeto ocorre nas casas de formação situadas nos municípios de Canoas/RS, Ananindeua/PA e Toledo/PR.

    Sobre o Itinerário:
    O Postulantado é o trajeto formativo que precede o Pré-Noviciado. Destina-se a jovens que estão em processo de discernimento vocacional e que tenham realizado, pelo menos, um ano de formação no Aspirantado e/ou Pré-Postulantado. O Postulantado terá duração de 2(dois) anos e está estruturado para oportunizar ao Postulante uma primeira experiência de consagração, de comunidade e missão apostólica lassalista.


    POSTULANTADO ADULTO
    O Postulantado para vocacionados adultos é um trajeto formativo que precede o Pré-Noviciado. Destina-se a jovens adultos com inquietação vocacional que foram acompanhados pelos Animadores Vocacionais.

    O trajeto formativo do Postulantado terá duração média de 1(um) ano e está estruturado a partir das dimensões constitutivas da vida do Irmão e, tem como objetivo geral oportunizar aos vocacionados uma primeira experiência de vida comunitária, de missão educativa lassalista e de vida consagrada (R.91) em vista do discernimento vocacional à vida de Irmão lassalista. 

    Postulantado
    Comunidade La Salle e Postulantado Niterói

    Endereço:
    Rua Tamoio, 814 – Bairro: Niterói – Canoas/RS

    Telefone: 
    (51) 3077.3432

    Postulantado
    Comunidade La Salle e Postulantado Toledo

    Endereço:
    Rua Bomfim, 2217 - Bairro: Jardim La Salle - Toledo/PR

    Telefone: 
    (45) 3054-0078

     

    Postulantado
    Comunidade La Salle e Postulantado Ananindeua (Adulto)

    Endereço: 
    Av. Governador Hélio da Mota Gueiros, 49 - Bairro: Coqueiro - Ananindeua/PA
     
    Telefone: 
    (91) 3273.2131 - (91) 99298-0694

  • Pré-Noviciado

    O Pré-Noviciado é o trajeto formativo que antecede o Noviciado. Ele é destinado para jovens que realizaram dois anos de Postulantado e para os vocacionados adultos que tenham realizado pelo menos um ano de Postulantado em uma Comunidade Religiosa da Província.

    Esse trajeto formativo tem por objetivo geral oportunizar ao Pré-Noviço o aprofundamento do sentido de pertença à missão educativa lassalista e o discernimento da autenticidade da vocação à vida de Irmão, bem como o amadurecimento da decisão de ingressar no Noviciado (R. 91). Para isso, o processo formativo se constitui de experiências formativas em torno das quais se associam conteúdos existenciais, humanos, cristãos e lassalistas. 

    Pré-Noviciado
    Comunidade La Salle e Pré-Noviciado Pelotas

    Endereço:
    Rua Dr. Boaventura Leite, 111 - Bairro: Areal - Pelotas/RS

    Telefone:
    (55) 3226-4430

  • Noviciado Interprovincial

    O Noviciado Interprovincial é a experiência privilegiada de iniciação à vida religiosa de Irmão. Propicia ao Noviço realizar uma boa experiência de Deus para o seguimento radical a Jesus Cristo. Durante o Noviciado, o Formando se inicia no espírito de fé, adquire e desenvolve a identidade de Religioso Lassalista: consagração, vida comunitária e missão. É um período para internalizar os elementos fundamentais do itinerário espiritual de São João Batista de La Salle, bem como seu pensamento pedagógico.

    Noviciado Interprovincial
    Comunidade La Salle e Noviciado Interprovincial

    Endereço:
    Rua Luiz de Camões, 372 – Bairro: Santo Antônio – Porto Alegre/RS

    Telefone:
    (51) 3219-3707