24/11/2015 - 07:57

Falece o Ir. Claudino Pedro Backes

Falece o Ir. Claudino Pedro Backes

Com pesar, a Província La Salle Brasil-Chile comunica o falecimento do Ir. Claudino Pedro Backes, ocorrido em 24 de novembro, em Porto Alegre-RS. O velório ocorre nesta terça-feira, 24, na capela 8 do Cemitério Parque São Vicente, em Canoas-RS. Às 9 horas, do dia 25 de novembro, será celebrada missa de corpo presente na Capela Ecumênica, seguida do enterro.

 

Nascido em 24 de fevereiro de 1931, em Cerro Largo-RS, era filho de Nicolau Backes e Dona Catharina Liduina Backes. Sua vida lassalistas iniciou com o ingresso no Juvenato, em 1944, com 13 anos. Iniciou o Postulado em março de 1948, e se tornou noviço em julho de 1948. Vestiu o hábito lassalista em 1949, quando adotou o nome de Irmão Claudino Benjamin. Emitiu os votos de final de Noviciado em julho de 1949 e fez a Profissão Perpétua em janeiro de 1956.

 

Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Normal La Salle, em Canoas. Obteve a Graduação em Pedagogia na PUCRS, em 1970. Fez três Cursos de Pós-graduação: um pelo ISPAC, outro em Canoas, e o terceiro no CREL em Bogotá-Colômbia, sendo este em 1989.

 

Em sua trajetória de quase 85 anos de vida, dentre as funções que exerceu na Província e as comunidades pelas quais passou, está a de professor em colégios como La Salle Dores, La Salle Canoas, La Salle Carazinho, La Salle Brasília e La Salle Abel, além de diretor do Juvenato em Cerro Largo e em Santo Cristo, no Rio Grande do Sul.

 

A Província La Salle Brasil-Chile une-se em preces pelo descanso eterno do querido Ir. Claudino Pedro Backes e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos. 

< Voltar