365 anos do nascimento de La Salle

365 anos do nascimento de La Salle

No dia 30 de abril é celebrado o nascimento de João Batista de La Salle. O homem que viria fundar o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e tornar-se Santo nasceu em 1651, na mansão “La Cloche”, em Reims, na França. Foi batizado no mesmo dia, sendo seus padrinhos os avós paternos.  

 

La Salle dedicou sua vida a educar os mais humildes, abdicou de sua condição de nobre e tornou-se o Padroeiro dos Educadores. O falecimento ocorreu em 1719. Seu legado continua com o trabalho dos Irmãos Lassalistas e dos Leigos na missão por uma educação cristã e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade.  

 

No próximo mês, a Rede La Salle prepara-se para celebrar a semana comemorativa ao Santo Fundador, quando as Comunidades Educativas, Religiosas e Formativas relembram o dia 15 de maio, ocasião em que São João Batista de La Salle foi declarado patrono de todos os educadores pelo Papa Pio XII, em 1950. Neste ano, a memória de La Salle será lembrada a partir da temática “Fraternidade: uma Experiência de Misericórdia”, alinhada à proposta da Pastoral para 2016, que traz a reflexão das relações fraternas para o bem comum.

 

< Voltar