18/01/2017 - 05:19

Celebração dos 25 anos de presença em Moçambique

Celebração dos 25 anos de presença em Moçambique

Hoje, a Província La Salle Brasil-Chile comemora os 25 anos de presença lassalista em Moçambique, na África. Tudo começou com um pedido do Arcebispo da cidade Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, para contar com o trabalho dos Irmãos Lassalistas na área da educação em sua Arquidiocese. Na época, o Superior Geral, Irmão John Johnston, solicitou às Províncias do Brasil que respondessem ao chamado deste país. 

 

Em 1992, os Irmãos Roque Seibert, Jerônimo Brandelero, Henrique Longo e Francisco Alberto Do Pinho, das Províncias de São Paulo e Porto Alegre, começaram sua missão no país. Na cidade de Beira, a primeira obra dos Irmãos foi assumir a direção da Escola João XXIII. Além disso, foram responsáveis por colaborar na missão de reabertura de escolas no interior da Província de Sofala, também em Moçambique.

 

Atualmente, a presença lassalista em Beira é formada pela administração de três Comunidades Educativas: o Centro Educativo Assistencial La Salle, a Escola João XXIII e o recém fundado Colégio La Salle Beira. São 3480 alunos atendidos por 160 educadores e voluntários e 9 Irmãos e Formandos, em duas Comunidade Religiosas.

 

Moçambique apresenta um cenário em que crianças e jovens vivem em zonas de “fronteira, deserto e periferia”. É essa a razão que continua a motivar os Irmãos de La Salle a investirem na transformação de vidas pela educação.

 

< Voltar