01/03/2017 - 11:59

Quaresma: caminho de esperança e fraternidade

Quaresma: caminho de esperança e fraternidade

O mundo atual necessita, mais do que nunca, de pessoas capazes de construir pontes, não muros. Em especial, os cristãos devem se empenhar nesse sentido, estabelecendo laços de comunhão, amizade, afeto e favorecendo lugares de encontro.

 

Reflexões como essas foram compartilhadas ao redor do mundo no boletim lassalista “Signum Fidei” a respeito da Quaresma, trazendo também referências dos escritos de São João Batista de La Salle, Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs.

 

A Quaresma inicia nesta quarta-feira, 1º de março. É um período de 40 dias marcado por apelos ao jejum e à partilha, em preparação para a Páscoa. Este é um momento para abertura dos corações, que começa com as pessoas dando as mãos umas às outras, como destaca Papa Francisco: “Com o coração aberto a este horizonte, entremos na Quarema. Sentindo-nos parte do povo santo de Deus, comecemos com alegria este caminho de esperança.”

 

Campanha da Fraternidade - A Campanha da Fraternidade inicia anualmente na Quaresma, sendo organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cada vez, um tema diferente convida a comunidade a pensar em formas de transformar a sociedade.

 

Continuando a temática do ano passado, que falou sobre meio ambiente e sobre o cuidado com a Casa Comum, a CF compartilha em 2017 o tema: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e o lema: “Cultivar e Guardar a Criação”. O objetivo principal é chamar atenção para a natureza do país, para a sustentabilidade e também para a fraternidade que deve existir entre as pessoas para um mundo com mais respeito e qualidade de vida.

  

Nas Comunidades Educativas e Religiosas da Província La Salle Brasil-Chile, são realizados projetos e atividades práticas que levam os lassalistas a se envolver com a Campanha da Fraternidade, inspirando novas transformações nos dias atuais.

  

Conheça mais clicando aqui e acompanhe neste site mais novidades sobre essa iniciativa!

 

 

 

 

< Voltar