15/05/2017 - 15:41

140 anos de presença lassalista no Chile

140 anos de presença lassalista no Chile

Chamados pelo Arcebispo de Santiago daquele tempo, Dom Rafael Valentín Valdivieso, no dia 11 de abril de 1877 chegaram ao Chile, procedentes do Equador, os primeiros Irmãos das Escolas Cristãs. Eram os Irmãos Amadeo, Do-natoris, Jucondus e Théophile Justin. Nosso país foi o segundo em contar com a presença da Congregação de La Salle na América do Sul.

 

Hoje, 140 anos depois, queremos continuar com o seu testemunho no anúncio do Evangelho, para que a semente que eles plantaram continue crescen-do como uma grande árvore que acolhe e continuará acolhendo a centenas de meninos, meninas e jovens no caminho da formação humana e cristã. Caminho que temos percorrido com o esforço e a contribuição de inumeráveis Colaboradores leigos, professores, dirigentes das comunidades educativas, pais e responsáveis que hoje queremos recordar.

 

Agrademos a Deus pela espiritualidade dada à Igreja através de nosso Santo Fundador e pelo esforço empreendido por cada um dos membros da Família Lassalista ao longo de todos estes anos.


A missa de ação de graças pelos 140 anos de presença lassalista no Chile teve lugar na manhã do último sábado, dia 13 de maio, na grande capela do Colégio La Salle La Reina, presidida pelo Cardeal Ricardo Ezzati e a presença do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Irmão Edgar Nicodem, e os Irmãos e representantes dos 7 estabelecimentos educativos lassalistas do Chile. Além deles, a celebração foi assistida por várias delegações Lassalistas: Irmãos, leigos, professores, assistente educacional, Centros de Estudantes, Centros de Pais, Sigmun Fidei, CORDAS, escoteiros, alunos, conselhos de administração e representantes dos cursos, além de convidados especiais que têm sido significativos na obras lassalistas.

 

Após a missa foi servido almoço festivo na cantina do colégio anfitrião aos participantes desta festa jubilar.

 

 

 

< Voltar