06/11/2019 - 11:34

CIL Associação Lassalista aconteceu em outubro

CIL Associação Lassalista aconteceu em outubro

Entre os dias 14 e 25 de outubro, na Casa Generalícia, em Roma, aconteceu o Centro Internacional Lassaliano (CIL) com 56 Irmãos e leigos representando quase a totalidade das Províncias, de mais de 30 países. Participaram da Província La Salle Brasil-Chile a senhora Inés Andrea Mundaca Cabrera, de Talca, no Chile, e o Irmão Plácio José Bohn, de Zé Doca, no Brasil.

 

O programa teve como objetivos desenvolver a Associação; criação de uma “caixa de ferramentas” com possíveis itinerários/caminhos para ir mais além na Associação; e a elaboração da Carta de Identidade da Família Lassalista.

 

A programação foi intensa, rica em conteúdo e em experiências. Na primeira semana, a temática consistiu na partilha das histórias dos participantes, dos fantasmas ante a Associação para a Missão. O Superior Geral alertou “a associação não tem nada a ver com a diminuição de Irmãos e a busca de cargos, mas sim com o DNA do nosso carisma e da nossa história”. Os temas seguintes foram itinerário (matriz) da formação lassalista, vocação lassaliana, jovens lassalistas, história da associação de Irmãos e leigos no Instituto.

 

Na segunda semana, foram aplicados os conteúdos e as partilhas na Carta de Identidade da Família Lassalista, a qual está sendo construída. Foi apresentado o funcionamento da associação em dez Distritos. Um dia foi dedicado às etapas de associação (descobrimento, compromisso com a missão, pertença comunitária e o associar-se), dentro das cinco características da associação (missão, espiritualidade, comunidade, vocação e abertura universal). Os participantes foram convidados a elaborar um itinerário de associação para a missão, partilhado entre Distritos e regiões.

 

O carisma é um dom, como tal é preciso protegê-lo, e a solicitação aos Distritos é que revisem e implementem um itinerário para quem deseja fazer Associação para a Missão (Irmãos e leigos).

 

< Voltar