16/10/2020 - 13:33

Missa em homenagem ao Dia do Educador

Missa em homenagem ao Dia do Educador

Foi realizada ontem, 15 de outubro, a Missa em homenagem aos educadores, organizada pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Porto Alegre/RS, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado na zona norte da capital, no bairro Rubem Berta. Professores de diversas redes de ensino católicas e de escolas públicas estiveram presentes para acompanhar o momento de oração e agradecimento pelo dedicado trabalho dos educadores.

 

Presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para a Educação e Cultura do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leomar Antônio Brustolin, a Missa foi transmitida ao vivo também pelo YouTube da Rede La Salle. Observando os protocolos de distanciamento social, um grande número de educadores participou da celebração eucarística de dentro de seus veículos, no estacionamento do Santuário, que estava equipado com telões.

 

 

Em sua homilia, Dom Leomar homenageou os educadores que, durante a pandemia, superaram com dedicação e criatividade as muitas limitações, e seguiram cumprindo sua missão mesmo que, muitas vezes, houvesse absoluta escassez de recursos. Também fez referência ao relançamento do Pacto Global pela Educação e o chamado do Papa Francisco para que haja uma atuação compartilhada, solidária e urgente a favor de uma educação que inclua e promova uma mudança de mentalidade.

 

A Rede La Salle foi representada na Missa pelo Noviço Gabriel Tomazini, que conduziu a bandeira lassalista na procissão de entrada que deu início à celebração. Antes do seu final, o padre Rogério Ferraz de Andrade, coordenador da Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul, fez uso da palavra para exaltar o importante papel dos educadores, tanto nas escolas particulares quanto públicas. Após a bênção final por todas as Comunidades Educativas presentes e representadas na celebração, várias redes de educação apresentaram em vídeo sua mensagem de parabéns e agradecimento aos educadores.

 

Clique aqui e confira mais fotos do eventos.

Para assistir à Missa completa, clique aqui.

< Voltar