02/04/2015 - 13:13

Projeto Fratelli

Projeto Fratelli

Estimados Irmãos e Colaboradores das Congregações De La Salle e Marista, Saudações. Até o final de 2014 nossas duas congregações discutiram meios para dar uma resposta à crise crescente de refugiados nas fronteiras em diferentes partes do mundo.

 

Foi discutido dentro do contexto dos apelos de nossos últimos Capítulos Gerais, que nos exortaram a ir para “…novas terras” (FMS) e “…além-fronteiras” (FCS). Sabemos que estas expressões não constituem apenas uma referência geográfica, mas também nos desafia a ir para as periferias das limitações pessoais, culturais, congregacionais e estruturais. Como muitos de vocês, fomos inspirados pela Carta Apostólica do Papa Francisco para todas as Pessoas Consagradas (novembro de 2014), que nos sugeriu a considerar o testemunho profético das congregações que trabalham em conjunto.

 

Como duas famílias colaborativas de Irmãos, temos a oportunidade de “...encontrar caminhos para criar ‘espaços alternativos’, onde possamos desenvolver a lógica evangélica da doação, da fraternidade, da acolhida da diversidade e do amor mútuo”. Depois de uma visita de estudo às fronteiras do Líbano e da Síria, realizada por Irmãos de nossas duas Congregações, discussões com os Irmãos que vivem nessas áreas e, inspirados por nossos Irmãos e Colaboradores em Aleppo, Beirute e Amã, escrevemos para informá-los a respeito de um empreendimento conjunto de missão educacional para essas áreas, já aprovado por nossos dois Conselhos Gerais.

 

Esse empreendimento conjunto propõe duas linhas de ação: primeiramente, seguindo sugestões de nossos irmãos que vivem no local, daremos início a um projeto que cria espaços para atender crianças refugiadas. Esse projeto piloto pode nos ajudar a organizar trabalhos tanto no Oriente Médio quanto em outras partes do mundo. Em seguida, vamos estabelecer um escritório internacional de coordenação no Líbano. Isso é necessário para coordenar atividades locais. Esse escritório contará com a assistência direta das Unidades Administrativas dessas áreas que atuarão como nossos Principais Parceiros Locais. Seu conhecimento da língua e da cultura local e dos assuntos civis e legais é essencial.

 

O Projeto Fratelli

 

Após o início dessas duas atividades, estaremos em melhor posição para decidir sobre a expansão das operações para responder às necessidades da juventude sem assistência. O grupo-alvo, crianças e jovens, está de acordo com ambos os carismas e no âmbito das nossas competências essenciais - educação e pastoral juvenil. Estamos denominando esse empreendimento em parceria de Projeto Fratelli.

 

Vamos comunicar o lançamento do Projeto Fratelli para todas as Unidades Administrativas das duas Congregações como uma nova colaboração internacional e intercongregacional aberta aos Irmãos e Colaboradores. O projeto vai operar sob a direção dos dois Conselhos Gerais, que criarão uma equipe para articular a colaboração das Unidades Administrativas locais e, mais amplamente, das unidades regionais a que pertencem.Em última análise, a visão de nossos dois Conselhos Gerais se preocupa com a realidade mundial dos migrantes, especialmente crianças e jovens, e não simplesmente a crise específica dos refugiados no Oriente Médio.

 

Por exemplo, as crianças e os jovens que vivem às margens da sociedade, como na fronteira dos Estados Unidos e do México e nas regiões da África Central, também estão em nossas perspectivas. Em tudo isso, também estamos abertos à possibilidade de outras Congregações de Irmãos se unirem a nós.Vamos colocar esta iniciativa em favor das crianças e dos jovens vulneráveis nas mãos de nossa Boa Mãe.

 

Fraternalmente,

 

Ir. Robert Schieler, FSC  - Superior Geral - Irmãos das Escolas Cristãs
Ir. Emili Turú, FMS - Superior Geral - Irmãos Maristas

 

< Voltar