Quem Somos

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas e nos anos mais recentes como Irmãos De La Salle, é uma congregação de religiosos leigos, fundada por São João Batista de La Salle.
 
Os Irmãos são homens que, seguindo o chamado do Senhor, se consagram totalmente a Ele através dos votos religiosos do serviço educativo aos pobres, da estabilidade no Instituto, e de pobreza, castidade e obediência.
 
Dedicam sua vida e seus conhecimentos e competências à missão da educação humana e cristã das crianças e jovens, especialmente dos mais pobres. Portanto, os Irmãos de La Salle são religiosos educadores, dedicados “da manhã à noite” à sua missão educativa.

Os Lassalistas no Brasil e no Chile

Presença Lassalista no Brasil
 
Há mais de 300 anos, São João Batista de La Salle reconheceu a necessidade de educar os jovens nos valores cristãos e para a vida. Em função desse ideal fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Hoje, os ideais de La Salle pautam os trabalhos desses homens que dedicam seus dias para a realização dessa missão.
 
A educação lassalista, empreendida pelos Irmãos, é global e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias, e ao respeito à diversidade.
 
A presença lassalista no Brasil iniciou em 1907. Hoje, mais de um século depois, as unidades educativas e de assistência social em que os Irmãos atuam estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 47 mil alunos com o trabalho de mais de 5 mil educadores. 
 
Presença Lassalista no Chile

O Setor La Salle-Chile integra a Província La Salle Brasil-Chile. Neste ano de 2014, conta com 26 Irmãos, dos quais são brasileiros. Eles atuam em 7 obras educativas nas cidades de Temuco, Talca e Santiago. A Rede La Salle-Chile conta com um grande número de Leigos Lassalistas, na sua maioria mulheres, que garantem a qualidade acadêmica, pastoral e carismática da educação lassalista em terra chilena.

Os Irmãos das Escolas Cristas ou ‘Fratres Scholarum Christianarum’ (FSC) iniciaram sua primeira comunidade no Chile em 1877 na capital Santiago. Por uns 30 anos não tiveram obras próprias. Trabalhavam em escolas pertencentes a associações, paróquias e instituições caritativas. A prioridade era conseguir vocacionados que respondessem generosamente ao chamado de Deus para seguir a Jesus Cristo nos caminhos de La Salle, e assim garantir a continuidade da obra lassalista no Chile.

Ser Irmão Lassalista

Um caminho para você!

Os Irmãos vivem em comunidade com os demais membros do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Através do Voto de Associação todos se comprometem a trabalharem unidos pela manutenção adequada das escolas cristãs, especialmente para prestar serviço aos mais pobres, em qualquer lugar a que forem enviados.
 
Os Irmãos, a exemplo de seu Fundador, São João Batista de La Salle, têm no Evangelho a primeira inspiração e motivação. Cultivam a espiritualidade através da oração, da vida em comunidade, no serviço ao irmão e na solidariedade com os que sofrem, de modo especial, os jovens e as crianças. 
 
A atuação do Irmão nos colégios é pastoral. Ele é um educador que conduz seus alunos para a fé e a comunhão com os valores cristãos. Fala aos estudantes sobre Deus, ensina-lhes as verdades da fé e os aconselha em sua vivência cristã, ajudando-os para que conheçam e amem a Deus, e que tenham um projeto de vida.