09/02/2015 - 05:27

Encontro de Jovens Irmãos

 Encontro de Jovens Irmãos

Mais um ano de atividades iniciou na Província La Salle Brasil-Chile. Após o Dia da Província, a primeira atividade foi o Encontro de Jovens Irmãos, que aconteceu de 18 a 20 de janeiro, no Morro do Coco, em Viamão/RS. O encontro estava organizado em momentos de partilha, estudos, integração e espiritualidade. Os assuntos debatidos foram sobre o I Capítulo Provincial, competências e habilidades no Programa de Formação, acompanhamento dos Jovens Irmãos, projetos pessoal e institucional e o Ano da Vida Consagrada.

 

O encontro iniciou com estudo e partilha sobre os conteúdos elaborados e aprovados durante o I Capítulo Provincial, que aconteceu em outubro na Sede Provincial. Os Jovens Irmãos não apresentaram resistências para acolher e pôr em prática as novas proposições elaboradas no Capítulo para, assim, darem continuidade à Missão Lassalista iniciada por São João Batista de La Salle.

 

Em outro momento houve palestra do Ir. Paulo Fossatti, que falou sobre as Competências e Habilidades do Programa de Formação e Acompanhamento dos Jovens Irmãos. Na ocasião, o Irmão enfatizou a importância de todos assumirem veemente a formação continuada, de conciliarem os projetos institucional e pessoal, de realizarem um bom processo de missão, da abertura para atuação em diferentes trabalhos, do conhecimento de diferentes áreas do conhecimento, não apenas aquela que a formação proporciona, da inserção nas periferias, da realização de atividades pastorais, vocacionais, de Serviço Educativo aos Pobres, da busca pela ressignificação, intensificando a vocação religiosa e, principalmente, a importância do cuidado da vida de oração e espiritualidade.

 

Na atividade subsequente, houve palestra do Ir. Provincial, Edgar Nicodem, que apresentou seu plano de governo. Enfatizou que, em sua gestão, irá colocar em prática as orientações do Capítulo Provincial e continuar a parceria entre Irmãos e leigos nas atividades da Província, bem como dar continuidade ao processo de unificação das três ex-Províncias. Ir. Edgar relatou algumas experiências de projetos significativos sobre educação e evangelização que estão acontecendo na Região Latinoamericana Lassalista (RELAL). Para o Ir. Provincial, esses projetos devem servir de inspiração para desafiar a criação de novos projetos na Província. Ele ainda enfatizou a importância da missão de cada Jovem Irmão: “Que ela possa ser assumida por cada um com zelo, amor e alegria”, disse. Para finalizar, os Jovens Irmãos conversaram sobre o ano da Vida Consagrada, no qual destacaram a importância de manter e fomentar a identidade de religiosos consagrados.

 


A organização desse encontro foi realizada por uma equipe de Jovens Irmãos e pelo Diretor de Formação, Ir. Marcelo Salami, aos quais o grupo agradece imensamente pela elaboração dos estudos e reflexões, assim como pela logística e por todos os momentos de integração oferecidos, proporcionado uma rica oportunidade de revitalização.

 

 

 

< Voltar