04/08/2015 - 08:34

Encerramento do Curso de Formadores

Encerramento do Curso de Formadores

Durante os anos de 2014 e 2015, a Direção de Formação da Província La Salle Brasil-Chile promoveu o Curso de Formadores, em parceria com o Unilasalle Canoas/RS. Os períodos de formação e aulas aconteceram no Centro de Formação Integral de Criúva, distrito de Caxias do Sul/RS, e alguns momentos no Unilasalle. O curso teve a coordenação do Diretor de Formação, Ir. Marcelo Salami. 

 

Destinado a religiosos(as) e sacerdotes, contou com a participação de vários Irmãos Lassalistas, religiosas de diferentes congregações e um Sacerdote. O objetivo foi oferecer formação ampla a Formadores(as)  para a Vida Religiosa Consagrada (VRC) ou Formadores(as) em potencial.

 

A partir da conclusão, os participantes estão aptos a atuarem em grupos de formados(as), grupos juvenis, comunidades religiosas e nos diversos apostolados de suas respectivas congregações. O contexto contemporâneo, marcado pelas rápidas mudanças, tem exigido, cada vez mais dos formadores e das equipes de formação, conhecimentos científicos, técnicos e práticos das diferentes áreas, que os permitam acompanhar, de forma eficaz e eficiente, candidatos à Vida Religiosa, bem como os (as) religiosos (as) nas diversas fases de formação e de vida. 

 

Durante o curso, relevantes conteúdos foram abordados nas disciplinas de Antropologia Filosófica, Psicologia do Desenvolvimento – Psicogênese e Psicodinâmica, Cristologia, Antropologia Bíblica, Ética Contemporânea, Mudanças Sócio-Culturais e Vida Religiosa, Juventude, Técnicas de Acompanhamento Pessoal, Processos Grupais e Dinâmicas de Grupo, Liturgia, Fundamentação e Estrutura da Formação, Vínculos afetivos e questões de sexualidade, Metodologia da Pesquisa, etc. E também houve o trabalho de pesquisa realizado dentro da área da Vida Religiosa e do Acompanhamento.          

 

O Grupo se caracterizou por profundos momentos de oração, espiritualidade, convivência, integração, além de ricos momentos de partilha dos conteúdos e missão desenvolvidos por cada um dos participantes. Momentos de entretenimentos, debates e reflexões marcaram esse grupo. 

 

No decorrer das disciplinas do curso, os alunos tiveram a possibilidade de apresentar suas experiências de missão, seja com grupos de formandos, comunidades religiosas, vivências pastorais, Vida Religiosa e de Igreja, atividades com grupo de jovens, projetos educacionais e, ao final, relacionar com as teorias estudadas ao longo do curso. Os conteúdos auxiliaram os participantes no quesito autoconhecimento, fortificaram elementos teóricos da Vida Consagrada, oportunizaram o conhecimento da dinâmica da vida formativa religiosa, além dos desafios dentro da formação, bem como as linhas de formação. 

 

Para a conclusão destes dois anos de estudo, foi planejado e concebido um retiro como forma de retomar, refletir, assimilar e integrar à própria vida o conteúdo estudado. A Província La Salle Brasil-Chile agradece ao coordenador do curso, às congregações que confiaram neste projeto, aos alunos pela opção ciente em realizar essa formação, a qual se dedicaram com afinco, e a todos os que contribuíram de alguma forma. Um agradecimento especial aos Irmãos que colaboraram como professores do Curso e motivaram os alunos. Agradecimentos também ao Unilasalle Canoas pela parceria e pelo apoio. 

 

A Província e os demais participantes lamentam o triste fato de o Irmão Raimundo Nonato de Araújo não ter podido continuar com o grupo. O Irmão faleceu em junho deste ano, mas a lembrança de sua alegre presença permanecerá no coração de todos. 

 

< Voltar