07/02/2014 - 07:32

Falece o Irmão Eugênio Leopoldo Ludwig

Falece o Irmão Eugênio Leopoldo Ludwig

Com muito pesar, a Província La Salle Brasil-Chile/Rede La Salle comunica o falecimento, aos 85 anos, do Irmão EUGÊNIO LEOPOLDO LUDWIG, integrante desta Congregação Religiosa, ocorrido em 06 de fevereiro hoje por volta das 23h, na Casa Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre/RS. 

O Irmão Eugênio foi um religioso exemplar, um homem de profunda fé, oração, convivência comunitária sincera, cumprimento exato de seus deveres, capacidade de suportar resistências, fidelidade a toda prova. Nasceu em 27 de maio de 1926, em Poço das Antas, quando ainda 10º Distrito de Montenegro-RS. Seus pais foram Frederico Ludwig e Dona Elisabetha Rockenbach Ludwig.  Iniciou sua vida de lassalista com o ingresso no Juvenato em 1941, com 15 anos de idade. 

Foi postulante desde dezembro de 1942, e vestiu o hábito lassalista como Noviço em março de 1943, adotando o nome de Irmão Germano Cláudio. Fez os primeiros votos de final do Noviciado em  março de 1944, quando iniciou o Escolasticado. Emitiu os votos perpétuos em  Caxias do Sul em janeiro de 1951.

Foi Escolástico durante apenas dois anos. Na época, a idade do candidato era o critério de iniciar a etapa do Noviciado, reduzir a um mínimo a etapa do Escolasticado e enviar os jovens Irmãos às comunidades para a realização de trabalhos de apoio. Por isso, já em 1946, a obediência o enviou à sua primeira comunidade em Cerro Largo. Ali, durante os dois primeiros anos fez seus estudos de qualificação para professor primário na Escola Normal Rural La Salle e lecionou na Escola Sagrada Família até 1950 - hoje Colégio La Salle Medianeira. 

Ao longo dos seus anos de atividade recebeu nada menos de 18 transferências, para oito cidades diferentes, sempre para desempenhar funções de apoio à educação, que variaram entre secretário, ecônomo, administrador, tesoureiro,  vice-diretor, auxiliar, e mesmo Diretor de comunidades religiosas e casas de formação.

Entre os encargos de maior responsabilidade que exerceu esteve o de Diretor no antigo Instituto São José de Canoas. Foi também diretor da Casa e Comunidade da Escola Vocacional Nossa Senhora de Fátima de Carazinho, e durante quatro anos da comunidade da Casa La Salle Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre.

A Província La Salle Brasil-Chile se une ao pesar da família, em especial ao Ir. Valdir Ludwig, sobrinho do falecido. 
< Voltar