15/05/2015 - 11:56

2º Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada

2º Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada

Quando uma sociedade entra em crise, ocorre habitualmente uma volta ao religioso e ao místico. A mística se traduz em convicções profundas que movem pessoas e instituições. Possibilita um sonho que pode conferir um sentido global. Segundo a perspectiva lassalista, as dimensões mística e histórica estão integradas. Provavelmente falar da mística de ser lassalista seja algo estranho para a maioria. Contudo, em uma época de transformação é importante perguntar sobre as convicções profundas que nos movem, com a perspectiva de situar-nos outra vez nas fronteiras e periferias do mundo da educação, como o fizeram São João Batista de La Salle e os primeiros Irmãos.

 

Este contexto motivou o 2º Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada, realizado durante a Semana de La Salle 2015. Cerca de 30 participantes estiveram reunidos em 14 de maio, na Sede Provincial, para refletir sobre o tema “A Mística de ser Lassalista”.

 

O encontro contou com a acolhida e com a intermediação do Provincial, Ir. Edgar Nicodem, e do Diretor de Formação, Ir. Marcelo Salami. O Ir. Marcos Santos contribuiu na abertura falando sobre a Semana de La Salle 2015 e sobre o vínculo entre mística e vocação. Após, cada participante pôde se apresentar aos demais. Houve presença de Irmãos, educadores, Formandos e de outros colaboradores da Província.

 

A programação previu a análise dos seguintes temas: "A Mística desde a Perspectiva da Cultura Atual" (Prof. Óscar Elizalde); "A Mística de ser Cristão Hoje" (Frei Luiz Carlos Susin) e "A Mística de ser Lassalista Hoje" (Ir. Álvaro Rodriguez Echeverría).

 

Primeiramente, todos puderam assistir ao vídeo do professor Óscar Elizalde, da Universidade La Salle de Bogotá, Colômbia. O entrevistado contribuiu com o evento estabelecendo relações entre mística e cultura. Os participantes expuseram suas interpretações sobre o assunto, enriquecendo o encontro.

 

Em um segundo momento, foi oportunizada a reflexão em grupos sobre o texto de Frei Luiz Carlos Susin, de modo que os participantes pudessem destacar elementos que são comuns na perspectiva lassalista dentro da área de atuação de cada um.

 

Depois do intervalo, foi compartilhado vídeo do Ir. Álvaro Rodríguez Echeverría, que foi Superior Geral e que atualmente trabalha como Reitor na Universidade La Salle da Costa Rica. Em seu depoimento, o Irmão falou sobre a dimensão mística e espiritual e a experiência de ser místico lassalista na atualidade. Ir. Edgar relembrou que o elemento comum entre as análises dos painelistas é o fato de que a mística vai em direção à experiência do outro, não sendo uma vivência de isolamento. Após, houve momento para reflexões e de se pensar a espiritualidade e a mística presentes no dia a dia, abrindo-se os olhos para a realidade.

 

O Painel concluiu com a compilação dos temas apresentados, com inquietações e com o lançamento de perspectivas para os processos pedagógicos e de formação na Província a partir da abordagem da Mística.

 

< Voltar